.....
.....................................................................................................................................

***** CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO CULTURAL - DENUNCIE!****

Contato: (34) 3822-9665


memoriaepatrimonio@patosdeminas.mg.gov.br

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ROLE A BARRA PARA BAIXO PARA VISUALIZAR OS ARQUIVOS DISPONÍVEIS:

ACESSO A DOCUMENTOS PÚBLICOS DOWNLOAD

.....................................................................................................................................

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG. Este ano, aconteceu entre os dias 17 de agosto (Dia do Patrimônio) e 30 de setembro.

O projeto tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais em torno do objetivo de estimular e desenvolver atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

A jornada é realizada bienalmente, nos anos ímpares, incentivando o desenvolvimento de diferentes atividades como exposições, seminários, cursos e oficinas, edição de livros e outras publicações, festivais de arte e cultura, bem como ações educativas destinadas a públicos e faixas etárias diversas, relacionadas sempre com a preservação e a promoção do patrimônio cultural.

Patos de Minas, por meio da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (DIMEP), Museu de Patos de Minas, inscreveu dois trabalhos no evento, a saber:

  • Exposição Arquitetura e Urbanidades: 100 Anos da Casa de Olegário Maciel.
  • Projeto “A Cidade Revelada”.


Durante o mês de setembro, centenas de alunos visitaram a Casa de Olegário Maciel – Museu de Patos de Minas para participarem das atividades propostas. Por meio do projeto A Cidade Revelada, os alunos tiveram oportunidade de conhecerem parte da história do município de forma dinâmica e interativa.

Além da exibição de um vídeo documentário que discute o processo de formação do município e apresenta seus principais bens culturais, os alunos também fizeram um passeio virtual interativo na Cidade de Patos da década de 1930, em maquete eletrônica.  

Durante os trabalhos, as experiências e conhecimentos adquiridos foram materializados em produções artísticas, tais como desenho, notícia, paródia e poema, além da produção de redação com tema Minha Comunidade: suas histórias... seus monumentos... cuja intenção foi transportar o olhar e a compreensão do processo formador de Patos de Minas para o espaço de vivência particular do aluno, ou seja, seu bairro, distrito ou comunidade rural. 

Após apresentação e exposição dos trabalhos, as melhores produções serão selecionadas e encaminhadas ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), para conhecimento do trabalho de educação patrimonial realizado em Patos de Minas. Ação que também é válida para pontuação na Lei Robin Hood, ICMS Cultural, revertendo recursos financeiros para investimento no Município.

Imagens do evento


Passeio Virtual em Patos de Minas na Década de 1930

Palestra sobre história e patrimônio cultural

Palestra sobre patrimônio cultural

[
Apresentação de Vídeo Documentário

Um comentário: