.....
.....................................................................................................................................

***** CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO CULTURAL - DENUNCIE!****

Contato: (34) 3822-9665


memoriaepatrimonio@patosdeminas.mg.gov.br

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ROLE A BARRA PARA BAIXO PARA VISUALIZAR OS ARQUIVOS DISPONÍVEIS:

ACESSO A DOCUMENTOS PÚBLICOS DOWNLOAD

.....................................................................................................................................

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Programa RUA

O Programa RUA - Residência em Urbanismo, Arquitetura, História, Geografia e Comunicação Social nasceu da necessidade de integrar o meio acadêmico e o Poder Público com objetivo de compreender a realidade social e urbana, sendo assim, capaz de propor soluções e alternativas de desenvolvimento sustentável das comunidades que possua patrimônio cultural ou estruturas de interesse de preservação.

Trata-se de uma via de mão dupla, sendo que a universidade carece da confrontação com o real e, ao mesmo, o Poder Público, conhecedor da realidade, necessita de suporte do conhecimento técnico e científico. Além disso, a comunidade necessita de ambos para a promoção de alternativas para o desenvolvimento local.

Assim, o RUA é um Programa de interação dos diversos atores responsáveis pela vida urbana, com vistas ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão no âmbito do espaço da cidade e demais estruturas paisagísticas e urbanas de Patos de Minas.

O foco inicial do Programa RUA é estruturas paisagísticas, arquitetônicas e urbanísticas de interesse de preservação ambiental e patrimonial, em especial o patrimônio edificado em áreas degradadas ou sem perspectivas de intervenção pública ou privada. Igualmente importantes são espaços para práticas coletivas carentes de atenção por parte do Poder Público. A intenção é gerar alternativas de afixação do homem em suas comunidades, plasmado pelo senso de atitude, pertencimento e responsabilidade mútua.

O RUA pretende ser, por assim dizer, um ação do tipo “mochila nas costas”, onde os docentes terão contato com a realidade e poderão agir diretamente em prol da coletividade, tendo contrapartida a experiência profissional tão importante para seu futuro profissional.

As atividades teóricas e de montagem do banco de dados resultantes serão realizadas na sede do MuP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário